Metais pesados são metais com altas densidades, pesados. Alguns metais pesados são essenciais para a saúde humana (como ferro, cobalto e zinco), mas podem ser tóxicos em grandes quantidades ou em certas formas. Outros metais pesados (como mercúrio ou chumbo) são altamente venenosos.
Metais pesados podem entrar no seu corpo através da pele, ou por inalação ou ingestão. Geralmente acontece em pequenas doses, e isso já é o suficiente para provocar destruição de tecidos.
A exposição não acontece somente pela poluição, ou pelos agrotóxicos. Os metais tóxicos estão na água que bebemos, nos alimentos frescos (legumes, frutas, carne), nos alimentos industrializados, nos cosméticos, nos produtos de limpeza, nas roupas, nos sapatos, nos brinquedos das crianças, nos medicamentos e vacinas.
Os metais pesados não saem do corpo facilmente. Vão se acumulando ao longo do tempo, inflamando o corpo e perpetuando a presença de parasitas.
Nos casos de envenenamento agudo, a medicina convencional possui métodos de quelação, isto é, neutralização dos metais tóxicos. Só que esse processo é arriscado, pois a mobilização de metais pesados dentro do sangue pode resultar em falência de algum órgão.
Aqui está o que você precisa saber sobre metais pesados e desintoxicações de metais pesados.
Sintomas de toxicidade de metais pesados
Como a toxicidade de metais pesados geralmente produz esses sintomas gerais, o diagnóstico pode ser desafiador. Normalmente, um profissional de saúde perguntará sobre seu trabalho, dieta e estilo de vida para obter mais informações sobre o que pode estar causando seus sintomas.
Dito isso, não é incomum que pessoas com toxicidade por metais pesados experimentem uma série de sintomas gastrointestinais como náusea, vômito , diarreia e dor abdominal. Você também pode notar formigamento nas mãos e pés, falta de ar, calafrios e fraqueza muscular. Até mesmo perda de memória, mudanças de comportamento, especialmente a irritabilidade, e arritmias podem ser sinais de toxicidade por metais pesados.
Porém, esses sintomas, ao longo do tempo, começam a assumir um caráter crônico, como problemas hormonais, glicemia alterada, gordura no fígado, sobrepeso, cansaço crônico, alergias crônicas, tosse seca, catarro na garganta, desejo por doces e carboidratos, etc.
Como a toxicidade de metais pesados é diagnosticada?
Se o seu médico suspeitar de envenenamento por metais pesados, ele pode solicitar um teste de toxicidade por metais pesados. Normalmente, esses testes incluem amostras de sangue, urina ou cabelo e são projetados para medir o nível de metais pesados no seu corpo. Esses testes podem ser solicitados individualmente ou simultaneamente.
Com um exame de sangue, um profissional de saúde coletará sangue para testar a toxicidade de metais pesados. Você pode ser solicitado a não comer alguns peixes e frutos do mar 48 horas antes do seu teste devido ao fato de que esses alimentos geralmente contêm mercúrio. Se os resultados revelarem altos níveis de metais pesados no seu sangue, isso pode significar que você tem toxicidade de metais pesados, mas nem sempre. Mesmo que você não tenha sintomas de toxicidade, você pode ser solicitado a evitar o contato com metais pesados.
Se os resultados dos seus exames de sangue mostrarem que você tem níveis médios a baixos de metais pesados no corpo, mas ainda assim você tem sintomas, seu médico pode pedir exames de urina, cabelo, pele e até unhas para descartar toxicidade. Isso ocorre porque alguns metais pesados saem da sua corrente sanguínea rapidamente e podem ser armazenados em seus tecidos, então os exames de sangue nem sempre refletem o quadro real.
Métodos de desintoxicação de metais pesados
Se você receber o diagnóstico com toxicidade por metais pesados, vão sugerir os medicamentos de quelação.
Porém, a quelação não pode ser usada toda hora, e nós nos contaminados diariamente.
Nesse caso, é bom pensar em mudar hábitos alimentares e consumir suplementos naturais que apoiem as 3 FASES DA DESINTOXICAÇÃO.
Aqui vai uma forma detalhada de como poderá eliminar metais pesados de forma natural, e diariamente:
Mudanças nos utensílios de cozinha
Não basta mudar o que se come, se você continua a usar panelas de teflon, de alumínio, colheres de plástico, recipientes de plástico, entre outros.
É importante trocar as panelas por panelas de vidro, de cerâmica, de barro, de cobre.
Tentar eliminar papel alumínio, papel film o quanto possível, além dos “tapewares”.
Substitua suas colheres de alumínio ou de plástico pelas colheres de madeira (as trocando regularmente).
Substitua sua prancha de cortar de plástico pela prancha de ardosia ou de madeira também.
Essas mudanças são essenciais para o resultado final.
Mudanças na dieta
Você não precisa ser diagnosticado com toxicidade por metais pesados para saber que está intoxicado. Só de viver na época que vivemos, todos estamos intoxicados, inflamados, cheios de parasitas.
A estratégia da dieta é consumir alimentos com compostos químicos que vão atuar nas 3 fases da desintoxicação (que já existe no corpo), que incluem:
1– Transformação do metal pesados
2- Diluição (pela ação da enzima glutationa)
3- Neutralização e eliminação.
Alguns exemplos de alimentos recomendados podem incluir cebola, alho , gengibre, chá verde , folhas de curry, soja, uvas, tomates , frutas vermelhas e muito mais.
Da mesma forma, folhas verdes contêm ácido fólico , que ajuda no metabolismo do arsênio. E algumas frutas e vegetais contêm antioxidantes como vitamina C , vitamina E, glutationa, carotenoides e flavonoides, que podem proteger seus tecidos dos efeitos nocivos dos metais tóxicos.
Mudanças da água
Hoje em dia, a água de torneira possui mais de 1200 toxinas, e os laboratórios conseguem dosar apenas 50 dessas.
Existem 2 toxinas que são consideradas como seguras, porém não são: o cloro e o flúor.
Você pensa então: vou comprar água de garrafa pet e está resolvido! Errado.
Um estudo publicado em 2024 revelou que a cada 1 litro de água engarrafada, há 240 mil partículas de microplásticos.
Microplásticos se comportam como metais pesados, e é necessários eliminar isso da sua vida.
Então, a sua água ficará segura depois que você a filtrar.
O melhor filtro (e o mais caro) é o Filtro Osmótico Reversível.
Porém, no Brasil, temos um filtro sensacional e muito eficaz que está no orçamento de todos: o filtro de barro. O barro possui porosidades que atraem os metais pesados como um ímã.
Você deve cozinhar e beber sempre dessa água.
Procure suar
Metais pesados são eliminados através da urina, das fezes e do suor. Pesquisas mostram que suor induzido por exercícios pode efetivamente remover metais pesados prejudiciais do seu corpo.
Na verdade, pesquisadores observam que suar é mais eficaz do que urinar quando se trata de remover cromo, cobre, cádmio, chumbo e zinco do corpo. O exercício também pode reduzir o nível de metais pesados traço no corpo. Usar uma sauna também pode ser uma maneira eficaz de livrar o corpo de metais pesados, mas mais pesquisas são necessárias.
Suplementos
Nutrientes e compostos químicos naturais nem sempre são agradáveis de consumir ou de fácil acesso.
Nem sempre você vai encontrar coentro no mercado da sua vila, ou clorella em pó.
Para isso, os suplementos facilitam muito a vida, e são uma forma segura e rápida de acelerar o processo de desintoxicação.
Porém, a desintoxicação não pode ser feita de qualquer jeito. Como dito antes, ela precisa acontecer através das 3 fases da desintoxicação.
É importante consumir simultaneamente os suplementos que atendem às essas 3 fases para não sofrer a Reação de Herxheimer, na qual o corpo sofre um envenenamento agudo devido ao deslocamento errado de metais dentro do corpo.
Na fase 1, você precisa de antioxidantes potentes, antinflamatórios naturais, de dar suporte ao metabolismo e de precursores das enzimas que vão mudar a molécula do metal pesado. Alguns exemplos: vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, complexo B, selênio, iodo, magnésio, óleo de coco.
Na fase 2, você precisa de antioxidantes, protetores do DNA, e de precursores da glutationa, que vai diluir a molécula de metal pesado já alterada para, depois, ser transportada e eliminada. Alguns exemplos: aminoácidos sulforados (taurina, metionina, cisteína), vitamina C, Vitamina D3, vitamina K2, iodo, selênio, NAC.
Na terceira fase, vai precisar ainda de antioxidantes, antinflamatórios e nutrientes que neutralizam os metais pesados (quelação). Alguns exemplos: zeólita, carvão ativado, tintura de coentro (cuidado), espirulina, clorella.
Além desses, é necessário dar suporte à microbiota intestinal, que vai atuar no sistema imune e na manutenção da inflamação. Logo, você vai precisar de prebióticos, como as fibras solúveis e insolúveis. Alguns exemplos: pectina, psylium, beterraba, cenoura, clorela, espirulina, fibra de coco.
Você pode consumir FLORUM METAIS OFF, que possui 7 ingredientes que atendem asa 3 fases da desintoxicação simultaneamente. Você vai tomar apenas 1 cápsula ao dia, e já vai notar resultados a partir de 5 dias.